Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Voltar

Início do conteúdo da página
pagina-inicial

23/05/2023

Ministério da Saúde discute ofertas educacionais para profissionais do Programa Mais Médicos

Foto: Bruno Cassiano/MS

O Ministério da Saúde realizou, nesta segunda-feira (22), a Oficina de Mestrado Profissional Mais Médicos. O evento reuniu representantes das instituições que compõem o Mestrado Profissional em Saúde da Família (PROFSAÚDE), e da Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família (RENASF), para discutir a proposta da trilha formativa dos profissionais do programa.

A qualificação em Saúde da Família é uma estratégia de formação que visa atender à expansão da pós-graduação, bem como a educação permanente de profissionais de saúde com base na consolidação de conhecimentos relacionados a¿ Atenção Primária em Saúde.

De acordo com a secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Isabela Pinto, a qualificação no âmbito do Programa Mais Médicos é mais um resultado positivo em prol da educação permanente. “Precisamos mapear e levantar todas possibilidades de mestrado profissional; deixar claro todos os critérios e pensar numa formação com qualidade e cuidado, oferecendo melhores oportunidades ao profissional da saúde e, assim, quem ganha é a população”, pontuou.

Segundo o diretor de Programas da Secretaria de Atenção Primária à Saúde, Felipe Proenço, o mestrado faz parte da reformulação do Mais Médicos, que objetiva ser mais atrativo aos profissionais do país, aumentando o tempo de permanência no programa, em especial nas áreas mais vulneráveis e de difícil acesso. “Esse processo formativo é fundamental para fortalecer e ampliar a Atenção Primária no Sistema Único de Saúde”, declarou.

A partir das sugestões e discussões realizadas, será elaborado um relatório com os encaminhamentos para a próxima oficina, na qual serão definidas as ofertas educacionais.

Estiveram presentes, ainda, integrantes da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP).

Diretrizes para qualificação profissional

Na última quinta-feira (18), o Ministério da Saúde publicou uma portaria interministerial que regulamenta e define diretrizes para a qualificação profissional dos participantes do Mais Médicos. O documento, elaborado em parceria com o Ministério da Educação, destaca o papel do programa em aperfeiçoar os profissionais na Atenção Primária à Saúde que atuam, principalmente, nas regiões mais vulneráveis do país, com a oferta de cursos pós-graduação, especialização e mestrado para os médicos participantes.

Novo edital do Mais Médicos

As inscrições para o Programa Mais Médicos estarão abertas a partir da sexta-feira (26), com prioridade para profissionais brasileiros formados no país. O Ministério da Saúde divulgou edital com 5.970 vagas distribuídas em 1.994 municípios em todas as regiões do Brasil.

O programa, que visa garantir atendimento médico principalmente nas regiões de vazios assistenciais, traz aos profissionais oportunidade de qualificação e aperfeiçoamento, além de incentivos e benefícios para atuação em áreas mais vulneráveis.

Como se inscrever e critérios de alocação nos municípios

Para se inscrever, o profissional deve acessar o Sistema de Gerenciamento de Programas entre os dias 26 e 31 de maio, pelo endereço eletrônico https://maismedicos.saude.gov.br. Após a validação da inscrição, de 1 a 5 de junho, os candidatos poderão indicar até dois locais de atuação da sua preferência.

Na alocação dos profissionais, serão considerados critérios relacionados à titulação, formação e experiência prévia no projeto. E, para desempate, terão prioridade os candidatos de residência mais próxima do local de atuação no Mais Médicos, os com maior tempo de formado e os de maior idade.

De: ASCOM/MS

 

 

voltar
Fim do conteúdo da página