Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Voltar

Início do conteúdo da página
pagina-inicial

30/11/-0001

Saúde publica edital Mais Médicos com 2.904 vagas para todo o Brasil

Os profissionais podem se inscrever de 16 a 22 de março e permanecer no programa por até seis anos. A adesão dos municípios deve ser solicitada pelos gestores

Reforçar a assistência nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Atenção Primária em todo o País é uma das prioridades do Ministério da Saúde para o enfrentamento da pandemia, não só no cuidado imediato aos primeiros sintomas de Covid-19 e síndrome gripal, mas também para suporte da campanha de imunização. Para isso, o governo federal lança novo edital do Programa Mais Médicos para o Brasil com 2.904 novas vagas. O certame foi publicado na edição extra do Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (8/3), e a novidade, na comparação com os últimos editais, é o tempo de permanência do médico, que inicialmente será de três anos e prorrogável por mais três.

O secretário de Atenção Primária à Saúde (APS), Dr. Raphael Parente, lembra que os profissionais selecionados receberão passagens para o deslocamento, além de acolhimento específico nos municípios. “Também é importante reforçar que, como as oportunidades estão sendo oferecidas em todos os estados, muitos médicos terão a oportunidade de ficar próximos de suas famílias”, reitera. Os profissionais devem se inscrever entre 16 e 22 de março.

Com a atualização, espera-se que o edital possa preencher todas as vagas desocupadas. Contudo, para efetivar o quantitativo previsto, os municípios precisam aderir ao programa para sinalizar ao Ministério a necessidade de apoio para provimento de mão de obra médica. Atualmente, 15.370 médicos estão atuando no programa.

O certame é um chamamento público específico para médicos formados em instituições de educação superior brasileiras ou com diploma revalidado no Brasil, perfil CRM. Além do provimento de profissionais, o programa tem a finalidade de aperfeiçoar os médicos da APS em regiões prioritárias para o Sistema Único de Saúde (SUS), mediante oferta de curso de especialização por instituição pública e atividades de ensino, pesquisa e extensão.

A primeira chamada para escolha das vagas pelos profissionais ocorrerá entre 24 e 26 de março, e, após validação pelos municípios, os médicos poderão iniciar suas atividades a partir de 23 de abril.

Para fazer a adesão dos municípios e o cadastro de profissionais, gestores e médicos devem clicar aqui.


Confira o cronograma:

- Publicação da lista de municípios que podem aderir: 8 de março.
- Adesão dos municípios: de 11 a 15 de março.
- Inscrição dos médicos: de 16 a 22 de março.
- Primeira chamada dos médicos para escolha das vagas: 24 a 26 de março.
- Validação dos municípios: de 12 a 23 de abril | Após a homologação inicia-se a atividade dos médicos no território, a partir de 23 de abril.

 

 

voltar
Fim do conteúdo da página