Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Voltar

Início do conteúdo da página
pagina-inicial

30/11/-0001

A 3ª Chamada do 20º Ciclo encerra-se com alta adesão dos profissionais - 90% das vagas disponibilizadas

O Programa Mais Médicos para o Brasil (PMMB) encerrou a terceira chamada do vigésimo ciclo com significativo índice de preenchimento de vagas. Das 1079 vagas ofertadas pelo Ministério da Saúde nessa etapa, 943 foram ocupadas efetivamente, o que representa quase 90%, conforme demonstra o Gráfico 1 abaixo. A validação das vagas pelos municípios foi acima de 91% do total inicialmente ofertado, e o percentual de alocação de profissionais foi ainda mais alto, quando calculado em relação às vagas selecionadas pelos municípios, totalizando 96%.

 

 

No que se refere à faixa etária dos médicos participantes da 3ª chamada, retratada no Gráfico 2, observou-se que a maioria (87%) é constituída de adultos jovens, conforme classificação etária do IBGE1, com idades entre 28 e 39 anos. Quanto ao gênero, verificou-se que 64% dos profissionais são do sexo feminino, conforme o Gráfico 3, o que representa a grande participação feminina nessa chamada.

1 Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/populacao/18318-piramide-etaria.html Acessado em: 08 de setembro de 20.

 

 

Os profissionais alocados foram distribuídos em municípios de todo o País, de acordo com as regras do Programa. Capitais e regiões metropolitanas voltaram a fazer parte das áreas contempladas, conforme se pode verificar no Gráfico 4. Assim, 226 profissionais foram distribuídos em capitais e regiões metropolitanas, perfazendo cerca de 24% das vagas ocupadas. Destacam-se também os municípios que apresentam extrema pobreza, os quais correspondem a 24,8% das vagas ocupadas.

 

Esse contingente de aproximadamente 1.000 médicos foi alocado em todos os estados brasileiros. Desses profissionais, 97 foram distribuídos na Região Norte do Brasil, 178 na Região Nordeste, 237 na Região Sudeste, 34 na Região Centro Oeste, 397 na Região Sul.

 

 

O 20º Ciclo, com três chamadas realizadas até o momento, já garantiu a reincorporação de 1.954 médicos ao Projeto Mais Médicos para o Brasil oriundos da cooperação internacional, conforme estabelecido no art. 23-A da Lei nº 12.871/2013.

A atuação desses profissionais nos diversos municípios brasileiros se soma ao contingente de médicos do PMMB, resultando em um total de 16.729 profissionais médicos oferecendo atendimento resolutivo, manutenção da longitudinalidade e coordenação do cuidado na saúde de milhões de brasileiros.

 

 

voltar
Fim do conteúdo da página