Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Voltar

Início do conteúdo da página
pagina-inicial

27/12/2018

Mais Médicos: formado no exterior tem novo prazo para escolher vaga

Brasileiros terão os dias 23 e 24 de janeiro para escolherem os locais de atuação. Médicos com registro no Brasil inscritos na 2ª chamada do Mais Médicos devem se apresentar entre os dias 7 e 10 de janeiro

Mais Médicos

O Ministério da Saúde prorrogou o prazo para escolha de vagas para os médicos formados fora do país que já enviaram a documentação para participar do Mais Médicos. Agora, os brasileiros graduados no exterior têm os dias 23 e 24 de janeiro para selecionarem os municípios de alocação pelo site do programa. Nos dias 30 e 31 de janeiro, os médicos estrangeiros terão acesso ao sistema para optarem pelas localidades em aberto.

Ao todo, 10.205 profissionais brasileiros e estrangeiros com habilitação para exercício da medicina no exterior (sem registro no Brasil) completaram a inscrição no Mais Médicos. As documentações ainda estão em análise. A publicação da validação dos médicos brasileiros aptos à escolha de municípios está prevista para ser divulgada no dia 22 de janeiro. Posteriormente, no dia 29 sairá o resultado dos médicos estrangeiros que terão a mesma oportunidade, conforme o novo cronograma.

Inicialmente, estão disponibilizadas 842 vagas em 287 municípios e 26 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI). Os postos abertos são referentes as localidades não ocupadas na segunda seleção para os profissionais que possuem registro (CRM) no Brasil. De acordo com os dados divulgados nesta quarta-feira (26), 1.707 profissionais escolheram localidades.

MÉDICOS COM REGISTRO NO BRASIL

Os médicos com registro no Brasil inscritos na segunda chamada devem se apresentar aos municípios entre os dias 7 e 10 de janeiro. Os profissionais que decidirem não comparecer mais as atividades devem informar ao município alocado, que comunicará a desistência ao Ministério da Saúde. Os candidatos que desistirem dos postos terão as vagas colocadas de volta ao edital do Mais Médicos e o sistema será atualizado com as vagas disponíveis para os profissionais formados no exterior.

Confira o cronograma das próximas etapas:

[table]

De 07/01 a 10/01 – Apresentação nos municípios dos médicos com registro no Brasil
De 23/01 a 24/01 – Médicos brasileiros formados no exterior escolhem vagas disponíveis
De 30/01 a 31/01 – Médicos estrangeiros formados no exterior escolhem vagas disponíveis

[/table]

Acesse o cronograma completo

MAIS MÉDICOS

Criado em 2013, o Programa Mais Médicos ampliou à assistência na Atenção Básica fixando médicos nas regiões com carência de profissionais. O programa conta com 18.240 vagas em mais de 4 mil municípios e 34 DSEIs, levando assistência para cerca de 63 milhões de brasileiros.

Por Alexandre Penido, da Agência Saúde
Atendimento à imprensa
(61) 3315- 3580 / 2898

 

voltar
Fim do conteúdo da página